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O que são amortecedores?
Os amortecedores são peças de extrema importância quando se fala de estabilidade e segurança. Responsáveis por manter o contato dos pneus do carro com o solo, eles também ajudam a controlar a oscilação e os movimentos das molas. Fazem com que as rodas do carro tenham um contato contínuo com o chão, proporcionando conforto, estabilidade e segurança tanto para o veículo, quanto para o condutor.

Funções
Além disso, as funções do amortecedor garantem uma melhor dirigibilidade do veículo. O tempo e a distância de frenagem diminuem, bem como o desgaste dos pneus e favorece o controle do movimento da suspensão.

Outro fator muito importante, é que eles garantem uma maior sustentação do alinhamento das rodas e mais domínio da movimentação do veículo. Todos esses fatores colaboram para a redução da fadiga do motorista, garantindo mais conforto para o mesmo.

Quando devo trocar os amortecedores?
É muito difícil estipular uma quantidade precisa de quilômetros que cada amortecedor aguenta, por vários fatores. Dependendo onde a pessoa mora, podem haver ruas mais esburacadas ou estradas de terra, por exemplo. Sem falar que cada carro possui um tipo de pavimento diferente.

Por serem peças que estão trabalhando a todo momento em que o carro está funcionando, é importante que o dono do veículo cheque o estado dos amortecedores com um mecânico a cada 10.000 quilômetros rodados. É fundamental para ver se existem danos ou problemas com as peças após tanto tempo de funcionamento.

Sinais
Mesmo com essa recomendação, ainda existem dúvidas sobre quando se deve fazer a troca dessas peças. Quando a vida útil de um amortecedor está chegando ao fim, é possível perceber alguns sinais de que é necessário fazer a troca. Normalmente o carro começa a balançar mais que o normal, principalmente na hora das freadas, onde é possível ter a sensação de um barco navegando.

Outro sinal que os amortecedores estão gastos, são os ruídos emitidos pela suspensão do veículo. É possível ouvir ruídos na hora de descer ou subir rampas de garagem, ruas muito inclinadas ou ao passar por lombadas. Esses ruídos acontecem por causa da perda de pressão interna dessas peças.

Por último, em carros em que existem um espaço considerável entre o pneu e o para-lama, é possível observar um fluído viscoso, parecido com óleo ao redor do amortecedor. Esse é um indicador de que está na hora de efetuar a troca. Os amortecedores devem permanecer sempre secos, sem nenhum tipo de líquido ou fluído.

Consequências

Instabilidade
Quando essas peças estão desgastadas, o veículo perde a estabilidade na hora de fazer uma curva, por exemplo. Isso acontece porque o veículo fica mais solto, e balança mais, podendo atrapalhar o condutor até mesmo ao percorrer linhas retas.

Desgaste
Outro problema gerado pelo uso de amortecedores que já passaram da vida útil, é o desgaste dos pneus. Isso aumenta consideravelmente, pois sem a ação adequada, os pneus vibram mais, fazendo com que os mesmos desgastem mais rápido.

É importante lembrar que os amortecedores dianteiros possuem uma vida útil menor que os traseiros. Isso ocorre porque a maioria dos carros modernos possuem o motor na parte da frente, o que gera maior carga de vibração na parte frontal do carro e diminui a carga na parte traseira do carro. Por isso, é importante atenção dobrada nessa parte.

O que são amortecedores?
Os amortecedores são peças de extrema importância quando se fala de estabilidade e segurança. Responsáveis por manter o contato dos pneus do carro com o solo, eles também ajudam a controlar a oscilação e os movimentos das molas. Fazem com que as rodas do carro tenham um contato contínuo com o chão, proporcionando conforto, estabilidade e segurança tanto para o veículo, quanto para o condutor.

Funções
Além disso, as funções do amortecedor garantem uma melhor dirigibilidade do veículo. O tempo e a distância de frenagem diminuem, bem como o desgaste dos pneus e favorece o controle do movimento da suspensão.

Outro fator muito importante, é que eles garantem uma maior sustentação do alinhamento das rodas e mais domínio da movimentação do veículo. Todos esses fatores colaboram para a redução da fadiga do motorista, garantindo mais conforto para o mesmo.

Quando devo trocar os amortecedores?
É muito difícil estipular uma quantidade precisa de quilômetros que cada amortecedor aguenta, por vários fatores. Dependendo onde a pessoa mora, podem haver ruas mais esburacadas ou estradas de terra, por exemplo. Sem falar que cada carro possui um tipo de pavimento diferente.

Por serem peças que estão trabalhando a todo momento em que o carro está funcionando, é importante que o dono do veículo cheque o estado dos amortecedores com um mecânico a cada 10.000 quilômetros rodados. É fundamental para ver se existem danos ou problemas com as peças após tanto tempo de funcionamento.

Sinais
Mesmo com essa recomendação, ainda existem dúvidas sobre quando se deve fazer a troca dessas peças. Quando a vida útil de um amortecedor está chegando ao fim, é possível perceber alguns sinais de que é necessário fazer a troca. Normalmente o carro começa a balançar mais que o normal, principalmente na hora das freadas, onde é possível ter a sensação de um barco navegando.

Outro sinal que os amortecedores estão gastos, são os ruídos emitidos pela suspensão do veículo. É possível ouvir ruídos na hora de descer ou subir rampas de garagem, ruas muito inclinadas ou ao passar por lombadas. Esses ruídos acontecem por causa da perda de pressão interna dessas peças.

Por último, em carros em que existem um espaço considerável entre o pneu e o para-lama, é possível observar um fluído viscoso, parecido com óleo ao redor do amortecedor. Esse é um indicador de que está na hora de efetuar a troca. Os amortecedores devem permanecer sempre secos, sem nenhum tipo de líquido ou fluído.

Consequências

Instabilidade
Quando essas peças estão desgastadas, o veículo perde a estabilidade na hora de fazer uma curva, por exemplo. Isso acontece porque o veículo fica mais solto, e balança mais, podendo atrapalhar o condutor até mesmo ao percorrer linhas retas.

Desgaste
Outro problema gerado pelo uso de amortecedores que já passaram da vida útil, é o desgaste dos pneus. Isso aumenta consideravelmente, pois sem a ação adequada, os pneus vibram mais, fazendo com que os mesmos desgastem mais rápido.

É importante lembrar que os amortecedores dianteiros possuem uma vida útil menor que os traseiros. Isso ocorre porque a maioria dos carros modernos possuem o motor na parte da frente, o que gera maior carga de vibração na parte frontal do carro e diminui a carga na parte traseira do carro. Por isso, é importante atenção dobrada nessa parte.

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